A importância do planejamento familiar

Aprendi, pelos expemplos próximos, a importância do planejamento não só pra vida familiar, mas para todo o resto também. É triste demais ver pessoas queridas atrasando ou sendo obrigadas a cancelar seus sonhos por não ter como colocá-los em prática devido às dificuldades oriundas da falta de planejamento. Coisas que não consigo entender:

  1. Para que ter 3, 4, 5, 6, 7 filhos se não as condições reais mal dão para criar 1 com dignidade? E dignidade, para mim, não está relacionada à coisas básicas como vestuário e alimentos. Afinal, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. E não somente isso...
  2. Como pessoas conseguem ter tanta força para desejar alcançar algo, mas não agir com pragmatismo para tê-las? Nada adianta ficar na vontade, se a ação não fizer parte dos hábitos comportamentais para se chegar onde se deseja.
  3. Para que insistir numa história que já está perdida ao invés de dar a volta por cima e traçar um novo destino?

São tantas as indagações que vivo, vejo e sinto muita pena porque não tinha razão para ser assim. É triste ver sonhos que tinham tudo para ser a mais pura realidade se as pessoas não se preocupassem somente com o hoje, o agora, que logo passará...Não que eu seja um exemplo a ser seguido, longe de mim ter essa pretensão. Mas procuro sempre planejar e analisar cada consequência dos meus atos, até porque certas decisões, como ter filho por exemplo, não dão pra voltar atrás como se a vida fosse um rascunho.

Por essas e outras, vou seguindo aqui, ainda sem meu Bernardo ou minha Domitila (ainda a definir!!!rsrs) na certeza de estar esperando o meu momento. O momento em que poderemos ter nossa cria e oferecer para ela tudo o que tivemos e muito, muito mais. Perda de tempos para uns? Idiotice para outros? Pode até ser...mas prefiro errar pela cautela do que pela inconsequência.


Havia esquecido de mencionar que essa reflexão veio mais à tona considerando as maluquices dos meus irmãos. Quando utilizo os exemplos acima, é neles, pura e exclusivamente, que penso. Lamento por ver as vidas deles, que tanto amo, tomando um rumo que tinha tudo para ser diferente...

2 comentários:



Anônimo disse...

Oi Jana, adorei seu blog. Sou de Macaé tb e tenho um blog. Passa la pra conhecer. Beijinhos.

Eu! disse...

Oi, Criss. Ainda estou engatinhando nessa parada de blog :-) Mas estou fascinada por esse mundo! Vou passar lá sim.
Bjs